Exercício LPLB



 
 
 
ATIVIDADES/LPLB
Ano: 2013
Disciplina:
Prof. Carlos Luiz
Aluno(a):                                                                         
Nº:
Série:
Turma:
Data:       /       /
Nota:













01. Leia o comentário:

“Sendo uma literatura de transição, o Pré-Modernismo apresenta duas facetas: a) um caráter conservador, representado pela permanência de elementos naturalistas e parnasianos; b) um caráter renovador, representado pelo profundo interesse crítico na realidade social da época.”

Tendo como base o comentário acima, julgue as alternativas:
1) A transição que caracteriza o Pré-Modernismo configura-se na permanência de tendências de elementos estéticos do século XIX e no aparecimento de elementos novos.
2) As obras pré-modernistas ainda possuem elementos estéticos e ideias oriundas do Naturalismo.

3) Nas duas primeiras décadas do século XX podemos encontrar escritores das mais variadas tendências, tais como Olavo Bilac, Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Lima Barreto e Monteiro Lobato.

4) Observa-se a presença de alguns elementos de ruptura, tais como a tendência a uma linguagem oral e o uso acentuado de termos antipoéticos, conforme aparece em Augusto dos Anjos.

5) O caráter renovador da literatura pré-modernista ocorre principalmente pelo interesse no resgate dos heróis e símbolos da pátria, numa nítida intenção ufanista.

6) Augusto dos Anjos é autor de um único livro, Eu, editado pela primeira vez em 1912. Considerado a produção literária desse poeta, pode-se dizer que anuncia o simbolismo, em virtude das suas inovações técnico-científicas e de sua temática psicanalista.
7) Lima Barreto é um autor que se caracteriza por criar personagens aristocratas, ligados ao campo.
8) Na figura de Jeca Tatu, Monteiro Lobato criou o símbolo do brasileiro abandonado ao seu atraso e a miséria pelos poderes públicos.

9) A obra pré-modernista de Euclides da Cunha situa-se entre a História e a Psicologia.

10) Triste fim de Policarpo Quaresma, de Monteiro Lobato, é a história de um visionário e nacionalista fanático que busca, ingenuamente, resolver sozinho os males sociais de seu tempo.

11) Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a natureza condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do determinismo científico de fins do século XIX.

12) Depois de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, também Augusto dos Anjos soube apontar as mazelas físicas, sociais e mentais do Brasil oligárquico da Primeira República.

13) O Pré-Modernismo é uma época em que convivem diversas tendências estéticas, salientando-se o surgimento de alguns autores em cuja obra se discutem problemas ligados à realidade social e cultural brasileira.

14) Augusto dos Anjos é o poeta que escreveu um único livro, cuja poesia é marcada por um vocabulário pleno de termos estranhos, retirados da ciência, e por versos marcados por um pessimismo sem igual em nessas letras.

16) Monteiro Lobato,criador do Jeca-Tatu, apontou as mazelas físicas, sociais e mentais do Brasil da I República.

17) O sertanejo, o caipira, os marginalizados do processo social ( mulato, negro, imigrante ) e uma classe média de trabalhadores que almejam participar do progresso são  personagens presentes prosa pré-modernista.

18) Entre 1900 e 1920, alguns escritores produziram obras que mostravam uma visão crítica da realidade brasileira, e, assim, foram uma espécie de precursores do Modernismo, conforme o dizer do professor Alfredo Bosi: “Creio que se pode chamar pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século, problematiza a nossa realidade social e cultural.

19) Os modelos literários dos pré-modernistas eram essencialmente universalizantes.

20) Havia um grande interesse entre os pré-modernistas em analisar a realidade brasileira

21) A preocupação dos pré-modernistas era abordar o homem universal, sua condição e seus anseios.

22) Aos escritores pré-modernistas interessavam assuntos do dia-a-dia dos brasileiros, originando-se, assim, obras de nítido caráter social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário